Códigos bancários: Sicoob 756 | Cooperemb 4493

Convocação de anuência para alteração de filiação da Central

Convocação de anuência

Realize sua votação para a mudança de central

Participe da votação para mudança de Central - Clique aqui

 

Saiba mais:

Buscando o fortalecimento de nossa Cooperativa, estamos solicitando sua anuência para alteração de filiação do Sicoob Central Unimais Rio para o Sicoob Central CECRESP-SP.

As Instituições Centrais são órgãos que realizam a supervisão auxiliar  das Cooperativas perante ao Banco Central do Brasil.

Hoje a Cooperemb é filiada ao Sicoob Central Unimais Rio que possui sede no Rio de Janeiro atendendo demandas voltadas as necessidades daquela região. Logo, nessa oportunidade, o Conselho de Administração da Cooperemb concluiu que a mudança de Central favorecerá maior eficiência operacional, redução de custos, maiores valores de sobras líquidas e por fim fortalecimento do cooperativismo Regional, já que o Sicoob Central CECRESP é baseada na cidade de São Paulo Capital.

Este é um passo estratégico para assegurar o crescimento econômico e fortalecimento de nossa Cooperativa para melhor atendimento de você nosso cooperado, refletindo em melhores serviços, taxas e atendimento.

Conforme a nova Lei Complementar 196/2022 esse processo administrativo requer a sua anuência para que possa ser concretizado. 

Desta forma, contamos imensamente com a sua participação com o seu “SIM” no pedido de sua anuência.
 
 
 

PERGUNTAS E DÚVIDAS FREQUENTES

O que é uma Central?

Centrais são instituições que apoiam o Banco Central na supervisão e auxiliam as cooperativas singulares. As centrais são órgão administrativos que apoiam também o desenvolvimento de negócios e regional das cooperativas.

Qual o motivo da mudança?

O principal motivo de mudança é que a Central Unimais antes era sediada no estado de SP, logo, recebendo mais filiações de cooperativas do Rio de Janeiro e passou a ser chamada Unimais Rio e mudou a sua sede para o Rio de Janeiro. Essa mudança trouxe para nós um aumento de custo e deslocamento para a cidade do Rio de Janeiro e percebemos o maior desfavorecimento do crescimento local. Pesquisando outras centrais que estão dentro do estado de São Paulo, temos a Central CECRESP a qual a Cooperemb já foi filiada no passado. Logo, essa mudança visa maior gestão financeira, administrativa, redução de custos e fortalecimento regional do cooperativismo no estado de SP e Vale do Paraíba.

Quais as vantagens da mudança de Central?

Visto que a Unimais Rio mudou sua sede para o Rio de Janeiro, a principal mudança da Central Unimais Rio para a Central CECRESP é que o local de base dessa central fica em SP Capital. Na cidade de São José dos Campos também temos outras três cooperativas que são filiadas a essa central. Portanto, a mudança trará o fortalecimento do cooperativismo no Vale do Paraíba e a redução dos custos.

Essa mudança é coberta por lei?

Sim, a mudança de Central é coberta por legislação específica e são permitidas pelo Banco Central do Brasil e sempre foram feitas em caráter administrativo de maneira transparente para os cooperados. Toda a via, o ano passado foi lançada a Lei 196/22 que é requerida a anuência dos cooperados para que ocorra a mudança de Central.

Haverá custos para a Cooperemb?

Não haverá custo algum para cooperativa e para os processos operacionais. Simplesmente é uma mudança administrativa feita perante o Banco Central onde mudamos de Central auxiliar, não havendo custos diretos e indiretos para a realização dessa mudança.

Como a mudança impactará os associados?

De maneira imediata direta, a mudança não impactará em nada os cooperados. Será um processo totalmente transparente para todos, no começo não haverá mudança e percepção alguma. Porém, a médio e longo prazo com as reduções de custos e melhor gestão por parte da próxima central, visamos o fortalecimento regional e reduções de custos na Cooperemb, trazendo mais sobras líquidas para o próximo ano fiscal.

Isso afetará as operações bancárias dos associados ?

Não afetará a conta corrente, serviços e produtos oferecidos pela Cooperemb. Sendo apenas uma mudança administrativa, não havendo nenhum impacto operacional na vida do cooperado.

Haverá mudanças nos produtos ou taxas oferecidas?

Não haverá mudança alguma, pois trata-se de uma mudança administrativa perante o Banco Central e conforme a Lei 196/22, toda via a média e longo prazo como teremos diminuição de custos e melhor gestão administrativa, entendemos que no futuro haverá maior eficiência operacional podendo resultar em maiores sobras e melhores taxas de produtos e serviços a serem cobrados.

Porque é necessário a minha participação?

É necessário a participação do cooperado devido a Lei 196/22 que é solicitada a anuência dos cooperados para esse processo. Anterior a essa Lei, era meramente um processo Administrativo, hoje continua sendo um processo administrativo, porém, necessário a anuência dos cooperados para que a mudança possa ser efetivada.

Como será conduzido o processo de transição?

O processo de transição é realizado de forma administrativa e será conduzida pela nova central CECRESP e pela Cooperemb e pela Unimais Rio que iremos deixar de participar, pois atende a normativa CMN 5051-22 do Banco Central onde os critérios de mudança e comunicação, anuência e efetivação da mudança serão executadas de hoje (07/02/24) em até mais ou menos 3 meses para conclusão do processo.

Haverá alguma interrupção nos serviços durante a mudança?

Não haverá interrupção durante o processo de transição de Central, esforços serão direcionados para garantir uma transição suave e contínua.

Como faço para votar?

Para o cooperado exercer seu direito de anuência, ele pode acessar o site e realizar a votação no Portal Cooperemb ou através de nosso APP onde poderá ser feita a votação via celular e também em algumas indústrias onde existe espaço, será realizado por meio de listagem impressa. A votação é de forma autenticada, com comprovação legal que a pessoa manifestou seu direito de voto quanto a anuência ou não desse processo.

Qual o prazo da votação?

O prazo de votação do Banco Central é de até 3 meses, porém o desejo da Coopermeb é realizar o quanto antes para que diminua os custos associados.

Existe algum tipo penalidade?

A votação é totalmente livre e opcional para os cooperados, não existindo nenhuma penalidade quanto a sua manifestação. No entanto, se não tivermos um número significativo de até 1/3 (um terço) dos cooperados votando, isso poderá impactar o ato de mudança e não poderemos mudar de Central e consequentemente não traremos benefícios que esperamos com essa alteração.

Confira outros canais para votação

PORTAL COOPEREMB

Clique aqui e faça seu login

LISTA IMPRESSA

A lista para votação serão disponibilizadas nas unidades de atendimento.

Clique aqui e confira as unidades 

APP COOPEREMB

Baixe no APP Store: https://apps.apple

*Caso não consiga acesso a votação via APP, orientamos que atualize o APP  na sua loja virtual.

Baixe no Play Store: https://play.google.com

*Caso não consiga acesso a votação via APP, orientamos que exclua o APP e instale novamente.

 

 

 

 

 

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo e-mail:

[email protected]